tl-embassytokyo.org

Timor Leste Embassy to Japan

Embaixada de Timor-Leste em Tóquio

駐日東ティモール大使館

Diplomacia

Conselheiro Celio Moniz Participa no Jantar de Boas-Vindas do NIKKEI Future of Asia

Tóquio, 10 de junho de 2026

Tóquio, 10 de junho de 2026 – O Conselheiro Celio Moniz participou no Jantar de Boas-Vindas realizado por ocasião do Fórum NIKKEI: 31.º Future of Asia, uma das mais prestigiadas plataformas regionais de diálogo sobre cooperação política, económica e estratégica na Ásia.

O evento teve início com uma receção de cocktails, seguida de um jantar formal que reuniu líderes, decisores políticos, diplomatas, académicos e representantes empresariais de toda a região. Antes do jantar, os participantes foram recebidos com palavras de abertura proferidas pelo Presidente e CEO da Nikkei Inc., Sr. Nobuhisa Iida, seguidas de um discurso principal do antigo Primeiro-Ministro do Japão, Sua Excelência Sr. Fumio Kishida.

No seu discurso, o Sr. Kishida reafirmou o compromisso do Japão com um Indo-Pacífico Livre e Aberto (FOIP), o apoio à centralidade da ASEAN e a preservação de uma ordem internacional baseada em regras.

O antigo Primeiro-Ministro destacou a importância da cooperação regional e internacional nas áreas da segurança energética, desenvolvimento sustentável, governação da inteligência artificial, segurança regional e estabilidade no Mar do Sul da China. Sublinhou ainda que parcerias mais fortes entre os países são essenciais para enfrentar desafios globais comuns e construir um futuro pacífico, estável e próspero para todos.

O Fórum NIKKEI Future of Asia continua a afirmar-se como um espaço de referência para a troca de perspetivas sobre os desenvolvimentos emergentes na região e para o reforço da cooperação entre governos e diversos intervenientes da região Ásia-Pacífico.

À margem do evento, o Conselheiro Celio Moniz teve a oportunidade de cumprimentar e dialogar com várias personalidades japonesas de destaque. Estes encontros proporcionaram uma valiosa oportunidade para fortalecer os laços diplomáticos e reafirmar as relações amistosas entre Timor-Leste e o Japão.

Entre as figuras distintas presentes encontravam-se o antigo Primeiro-Ministro Sua Excelência Sr. Fumio Kishida, o Ministro da Defesa Sua Excelência Sr. Shinjiro Koizumi, a Ministra das Finanças Sua Excelência Sra. Satsuki Katayama e o Ministro dos Assuntos Internos e Comunicações Sua Excelência Sr. Hayashi Yoshimasa.

Através da participação em fóruns regionais de alto nível como o NIKKEI Future of Asia, a Embaixada de Timor-Leste em Tóquio mantém o seu compromisso de promover o diálogo construtivo, fortalecer parcerias e aprofundar o entendimento mútuo com o Japão e outros países da região.