tl-embassytokyo.org

Timor Leste Embassy to Japan

Embaixada de Timor-Leste em Tóquio

駐日東ティモール大使館

Embaixada de Timor-Leste em Tóquio Participa na Cimeira dos Oceanos dos Estados Insulares

Embaixada de Timor-Leste em Tóquio Participa na Cimeira dos Oceanos dos Estados Insulares para Promover a Sustentabilidade Marinha

Publicado: 3 de Junho de 2026 | Atividades Diplomáticas
Cerimónia de Abertura da Cimeira

Cerimónia de Abertura da Cimeira dos Oceanos dos Estados Insulares realizada em Tóquio, Japão.

– A Embaixada da República Democrática de Timor-Leste no Japão reiterou o seu compromisso com a conservação marinha global através da participação do Conselheiro Celio na Cerimónia de Abertura da Cimeira dos Oceanos dos Estados Insulares em Tóquio.

Atendendo à posição estratégica de Timor-Leste como uma nação semi-insular, esta cimeira de alto nível reveste-se de uma importância crucial para o avanço da economia azul do país e para a concretização das metas de desenvolvimento sustentável das zonas costeiras.

Este prestigiado evento contou com a presença de dístintos líderes mundiais, incluindo Sua Majestade o Imperador Naruhito do Japão, Sua Excelência a Primeira-Ministra Sanae Takaichi e, como Convidado de Honra, Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Haakon da Noruega, a par de Chefes de Estado e de Governo de Palau, Granada, Cuba e de várias nações insulares do Pacífico e das Caraíbas.

Após as alocuções principais proferidas pelos líderes mundiais e pelo Presidente da The Nippon Foundation, o Senhor Yohei Sasakawa, a cimeira reuniu mais de 300 delegados de governos, agências das Nações Unidas, comunidade académica e setor privado. Para Timor-Leste, este fórum constitui uma plataforma multilateral vital para o fortalecimento da cooperação internacional em matéria de governação oceânica sustentável e de preservação dos recursos marinhos.

× Visualização Completa