HIROSHIMA, 12 de maio de 2026 — No terceiro dia da sua visita oficial de trabalho, Sua Excelência a Senhora Dulce de Jesus Soares, Ministra da Educação de Timor-Leste, realizou uma série de encontros estratégicos de cortesia com Sua Excelência o Presidente da Câmara Municipal de Hiroshima, Sr. Hironori Takagaki, e com o Representante-Adjunto da JICA Hiroshima, Professor Doutor Kawamoto Hiroyuki.

A visita, que se seguiu a uma deslocação à Escola Secundária Agrícola de Saijo, sublinha o fortalecimento da parceria entre Timor-Leste e o Japão no domínio do desenvolvimento de recursos humanos.
Promoção da Cooperação Internacional através da Educação
Durante o encontro com o Presidente da Câmara, a Ministra Dulce expressou o seu sincero agradecimento pelo convite formulado pelo Centro para o Estudo da Cooperação Internacional em Educação (CICE) da Universidade de Hiroshima. Destacou ainda a mensagem duradoura de paz de Hiroshima, que encontra profunda ressonância no espírito do povo timorense.
Referindo-se à sua visita à Escola Primária de Ryuou, a Ministra manifestou a sua admiração pela abordagem pedagógica inovadora da instituição. Com vista a aprofundar esta cooperação, Sua Excelência propôs a exploração de futuras parcerias entre escolas-irmãs, com o objetivo de institucionalizar a amizade e o intercâmbio cultural entre instituições educativas de ambos os países.
Reconhecimento pelas Contribuições Estratégicas da JICA
Num encontro separado com o Professor Doutor Kawamoto Hiroyuki, da JICA Hiroshima, a Ministra Dulce transmitiu a profunda gratidão do Governo de Timor-Leste pelo apoio contínuo prestado pela JICA ao longo das últimas décadas.
Destacou, em particular, o papel fundamental da JICA em:
- Reforçar a capacitação no setor da educação;
- Promover iniciativas sustentáveis de desenvolvimento de recursos humanos.
Uma Visão Partilhada para o Futuro

Ambos os encontros terminaram com uma calorosa troca de lembranças comemorativas, simbolizando a sólida base de amizade e o compromisso comum de Timor-Leste e do Japão em continuar a promover um futuro mais colaborativo e pacífico através da educação.



