TÓQUIO, 25 de novembro de 2025 — O Conselheiro Célio Moniz, acompanhado pelo Adido Laboral Sr. João Mendonça, recebeu uma delegação da Klibur Deficiencia Tilun Timor-Leste (KDTTL) e da Fundação Nippon Japão na Embaixada da República Democrática de Timor-Leste em Tóquio.

A delegação timorense foi liderada pelo Sr. José de Jesus, Treinador da KDTTL, e pela Sra. Ines Silveira, Coordenadora, juntamente com três participantes timorenses envolvidos nas Olimpíadas para Surdos. Foram acompanhados pelo Sr. Hidehiko Matsui, Diretor Executivo da Fundação Nippon; pela Sra. Rin Yoshimura, Coordenadora de Projetos; pelo Sr. Shin-Ichiro Monjo, Diretor da Monjo Video Works; e por vários voluntários.


A Sra. Ines Silveira expressou sincero apreço pelo apoio contínuo da Fundação, incluindo assistência para viagens e oportunidades para os participantes timorenses observarem e aprenderem com a comunidade surda no Japão. Ela destacou ainda que as iniciativas da Fundação vão além do desporto, abrangendo programas educativos, como matemática e desenvolvimento do futebol.
Além disso, foi transmitido agradecimento a Sua Excelência o Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão pelo apoio do Governo, incluindo a disponibilização de uma nova instalação para o Centro de Surdos em Timor-Leste.
Reafirmando o seu compromisso, a Fundação Nippon confirmou a continuidade da cooperação com a KDTTL, incluindo iniciativas de formação destinadas à futura participação em eventos desportivos regionais e internacionais.
O encontro foi concluído com um almoço oferecido pela Embaixada, refletindo o compromisso partilhado com a inclusão, o empoderamento e o desenvolvimento humano sustentável.



