TÓQUIO, 23 DE MAIO DE 2026 Representando a Embaixada da República Democrática de Timor-Leste no Japão, o Conselheiro Célio Moniz participou na cerimónia de abertura do 14.º Festival do Laos 2026, no Parque Yoyogi, em Tóquio. A participação da embaixada sublinha o envolvimento ativo de Timor-Leste na diplomacia cultural e na solidariedade regional no seio da comunidade diplomática de Tóquio.
No seu discurso de boas-vindas, o Embaixador do Laos no Japão, S.Exa. Amphay Kindavong, enfatizou que o festival continua a ser um pilar fundamental para o aprofundamento dos laços culturais e bilaterais entre o Laos e o Japão. Destacou ainda a crescente sinergia económica entre as duas nações, apontando o aumento das exportações de produtos do Laos para o Japão, tais como grãos de café, bananas e têxteis tradicionais especializados para a produção de quimonos.
O Embaixador Kindavong expressou também a sua profunda gratidão a Sua Alteza Imperial a Princesa Aiko pela sua presença no festival, recordando a sua histórica visita ao Laos em novembro do ano passado, a qual catalisou significativamente o interesse do público japonês pelo país.
O evento cultural de alto nível reuniu importantes dignitários, incluindo:
- • Sua Alteza Imperial a Princesa Aiko
- • S.Exa. Thongsavanh Phomvihane, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros do Laos
- • S.Exa. Tomoaki Shimada, Vice-Ministro Parlamentar dos Negócios Estrangeiros do Japão
- • Membros do corpo diplomático
- • Executivos de negócios internacionais e a diáspora laociana no Japão.




